Cultivamos um espaço de respeito, diálogo e diversidade também com nossos fornecedores. Confira abaixo nossa lista de principais dúvidas - FAQ, a resposta para sua pergunta pode estar lá. Se ainda houver dúvidas, há um formulário abaixo de Novas Ideias para você preencher e enviar sua mensagem.

A seção Novas Ideias foi feita para você, fornecedor, compartilhar sua atualização de portfólio com a Suzano. Para esclarecimentos e relatos anônimos, confira os contatos da Ouvidoria, ao fim desta página. Estamos aqui para te ouvir!

Principais dúvidas dos fornecedores

Confira se sua pergunta está na lista abaixo, dentre as principais dúvidas dos fornecedores. Se não estiver, fale com a gente pelo formulário acima. Vamos te ajudar!

É obrigatória a adesão à plataforma Serasa Fornecedores?
A Suzano utiliza a ferramenta como parte do processo de avaliação financeira de fornecedores. Transacionaremos, preferencialmente, com fornecedores que optarem pela adesão.
Em qual canal consigo consultar informações de pagamento, demonstrativos e impressão de boletos?
Atualmente, temos uma parceria com o Itaú Solutions, ferramenta criada para que você, nosso fornecedor, possa acessar elementos importantes para sua empresa. Ressaltamos que você não precisa ser cliente Itaú para utilizar a ferramenta.
O que a empresa deve fazer para obter as credenciais de acesso ao Portal da Destra?
A empresa deve enviar um e-mail para falecomagente@ddestra.com.br informando o CNPJ. As informações serão analisadas pela Destra o seu login e senha serão criados.
Quais as etapas do processo de liberação de acesso?
Primeiramente deve haver um vínculo entre a Suzano e a empresa (pedido de compra ou contrato). Estabelecido o vínculo, os documentos exigidos devem ser entregues e os colaboradores devem passar pelo programa de integração de segurança. Estando os documentos em ordem e sendo o colaborador da empresa aprovado no programa de integração de segurança, haverá a entrega de crachás (exceto para as unidades florestais e CDs, que, por motivos próprios, não são utilizados).
Os visitantes também devem passar pelo processo de liberação de acesso na Destra?
Não. O procedimento de acesso de visitantes segue as diretrizes da área de Facilities. Importante ressaltar a definição de visitante: Aquele que adentrar as dependências da Suzano para finalidades diferentes de execução de serviços contratados, como, por exemplo, questões técnicas e/ou comerciais relacionadas a processo de concorrência, conhecimento prévio de local onde futuramente serão executados serviços, demonstração monitorada de produtos em atendimento a convite ou situações similares.
O que é Zdacs?
Documento gerado no SAP com a finalidade de notificar a Destra sobre a contratação de fornecedores com necessidade de acesso às dependências da Suzano. A Zdacs está vinculada ao documento de compra (pedido/contrato) e traz informações para o processo de liberação de acesso, tais como período de liberação, limite de vagas para acesso, unidade onde os serviços serão realizados, nome do gestor e outros. A Zdacs é enviada automaticamente para a Destra quando o documento de compra (pedido/contrato) está efetivamente aprovado conforme alçadas internas da Suzano.
O que devo fazer quando o limite de liberações estabelecido na Zdacs é atingido e ainda for necessário liberar mais terceiros?
Importante ressaltar que a Destra não tem autonomia para liberações que não estejam em acordo com o estabelecido na Zdacs. Desta forma: A empresa deverá solicitar o cancelamento de terceiros que não mais precisarão de acesso por qualquer que seja o motivo. Para isto é necessário enviar um e-mail para gestaodeterceiros@ddestra.com.br, situação em que, após realizada a ação pela Destra, automaticamente haverá a possibilidade de inclusão de outros terceiros. Se, ainda assim, for necessária a liberação de quadro ainda maior do existente, o gestor ou comprador Suzano deverá ser contatado para análise do cenário e alteração da Zdacs.
Qual o prazo estabelecido com o escritório de gestão documental para que seja feita análise dos documentos entregues e qual seu horário de atendimento?
O prazo para análise dos documentos entregues é de até 02 dias úteis, com exceção das liberações para PGs/PPs que terão estratégias de atendimento diferenciadas para que as análises ocorram em prazos menores ainda. O horário de atendimento do escritório de gestão documental é de 2ª à 6ª feira das 08:00 às 17:00h na sua sede em Americana. Para os postos avançados existentes em algumas unidades Suzano, segue o horário administrativo da referida unidade.
Qual o prazo (SLA) que a Destra tem para analisar somente a informação do nº do pedido no termo de liberação?
Não há SLA diferenciado. O prazo é de até 2 dias úteis após a inclusão da informação no processo.
De quem é a responsabilidade pelo programa de integração de segurança?
O programa de integração de segurança é de inteira responsabilidade da área de SSQV, desde a definição da validade (atualmente 02 anos), conteúdo, aplicação do programa, aplicação de prova e critérios de aprovação dos participantes. As datas e horários que ocorrem o programa também são definidos por essa área, não havendo nenhum envolvimento da área de Governança de Dados Mestres ou escritório de gestão documental.

Novas Ideias

para gerar e compartilhar valor

Nós acreditamos que a criatividade também é um potencial transformador e incentivamos novas ideias. A inovabilidade nos encanta! Se você já é um fornecedor Suzano, atualizou seu portfólio de produtos ou serviços e deseja compartilhar as novidades com nosso time de Suprimentos, clique no botão Sou fornecedor, preencha o formulário que aparecerá e envie sua mensagem.

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