Como selecionamos gente que inspira e transforma

É a nossa equipe de Suprimentos que analisa as empresas cadastradas, seleciona cada fornecedor e conduz as negociações. Temos um processo estruturado de gestão e qualificação dos nossos fornecedores para, juntos, oferecermos os melhores frutos à comunidade, com melhoria contínua dos produtos, serviços e das relações. Aliás, o relacionamento é muito importante para nós, afinal, empresas são feitas de gente. Gente que inspira e transforma!

O formato do processo de compra

Compras centralizadas

As aquisições são feitas pela equipe de Suprimentos.

Compras descentralizadas

As aquisições são feitas por outras áreas da empresa, seguindo as diretrizes definidas pela equipe de Suprimentos.

Cada etapa

tem um papel importante

Nós acreditamos que a criatividade também é um potencial transformador e incentivamos novas ideias. Se você já é um fornecedor Suzano e deseja compartilhar com nosso time de Suprimentos algum novo produto ou serviço oferecido pela sua empresa, envie uma mensagem pelo formulário abaixo.

Passe para o lado para ver as etapas

Cada etapa

tem um papel importante

Clique em cada etapa e saiba mais

Seleção de potenciais fornecedores

Fazemos a busca em nosso sistema de cadastro de fornecedores, por isso é tão importante realizar o pré-cadastro e manter seus dados sempre atualizados. Quando necessário, procuramos por potenciais parceiros fora da base, mas o Processo de Cadastro e Certificação de Fornecedores permanece obrigatório.

Solicitação e apresentação da proposta

Serão enviadas solicitações de informações (RFIs), cotações de preços (RFQs) e solicitações de propostas (RFPs), itens que serão analisados na próxima etapa. É importante que seja considerado as solicitações especificadas no processo, havendo questionamentos este é momento ideal para sanar qualquer dúvida existente.

Análise das propostas e negociação

Para garantir a imparcialidade do processo e igualdade de oportunidade aos fornecedores, a análise das propostas técnicas e comerciais é feita por equipes distintas dentro da Suzano. Nesta etapa, podemos retornar com dúvidas aos participantes da concorrência e promover rodadas de negociação buscando melhores condições de fornecimento. Para participar desta fase, todos os fornecedores selecionados precisam estar cadastrados e certificados.

Contratação

Gostamos muito desta etapa, pois significa que encontramos um fornecedor que tem qualidade nos produtos e serviços, preços competitivos e princípios alinhados com os nossos. A contratação passa por processos internos de aprovação e o ganhador da concorrência é avisado sobre a formalização da contratação, de forma a podermos começar nossa parceria!

Dentre tudo o que semeamos, a ética está em primeiro lugar

Todos os nossos processos de contratação são conduzidos de acordo com as leis, políticas internas, direcionadores e princípios éticos, sempre de forma imparcial, considerando e respeitando os interesses de todas as partes envolvidas. Aqui na Suzano não há espaço para qualquer forma de suborno, corrupção, extorsão, propina ou práticas fraudulentas, atitudes totalmente proibidas. Nenhum fornecedor, seja diretamente ou via intermediários, pode oferecer ou receber qualquer benefício pessoal, impróprio ou ilegal pensando em influenciar decisões ou obter vantagens.

Documentos Importantes

Avaliação de desempenho

Anualmente, é aplicada a avaliação de desempenho aos nossos fornecedores críticos das categorias de serviços fixos, insumos, matérias-primas florestais e industriais. Essa avaliação considera diversos requisitos e sua nota final resulta no Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF). Explicamos o IDF mais abaixo para que você entenda melhor.

Curiosidade: fornecedores críticos são aqueles que fornecem itens com potencial de gerar grandes impactos na capacidade ou qualidade dos produtos, no desempenho de processos, na segurança dos equipamentos e colaboradores, na saúde de nossa equipe e na integridade de equipamentos.

Requisitos Avaliados

Qualidade técnica: pontualidade, qualificação técnica, estruturação de processos e suporte técnico.

Segurança: desempenho SSO, diálogo de segurança e equipamentos de proteção individual.

Meio ambiente: processos operacionais, ocorrências e impactos ambientais, atendimento às ocorrências e fumaça preta.

Social: impactos sociais e respeito aos Direitos Humanos.

Benefícios da avaliação

A avaliação de desempenho mostrará qual a nota do fornecedor em cada requisito, direcionando-o sobre o que é preciso ajustar internamente, incentivando a melhoria contínua. Quanto maiores as notas na avaliação, maior será o IDF, o que gera mais visibilidade ao fornecedor.

Para entender os detalhes, acesse o documento Processo de Avaliação de Desempenho de Fornecedores.

Saiba mais

Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF)

Com a média das notas do fornecedor em cada requisito da Avaliação de Desempenho e a análise do grau de risco econômico e financeiro da organização parceira, chegamos à nota final, o Índice de Desempenho de Fornecedores que poderão obter as seguintes classificações:

Excelência
Aprovado
Aprovado com Restrições
Reprovado