A Suzano é a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina. Somos referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável, reconhecemos a importância e necessidade de ser um agente protagonista e transformador em iniciativas que busca solucionar os desafios da sociedade. Dentre eles, está a crise climática, ocasionada pelo aumento na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e que afeta cada vez mais a o meio ambiente em todo o planeta.
A fim de atuar na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incorporamos o tema em nosso modelo de negócios usando uma abordagem sistêmica e colaborativa, conectando agendas locais ?e globais. Nesta jornada, como parte da estratégia de Sustentabilidade da Suzano, assumimos o compromisso de gerar e compartilhar valor, avaliando cada vez mais impactos positivos por meio das nossas metas de longo prazo:
E com o objetivo de fortalecer ainda mais o relacionamento da Suzano com seus fornecedores e estimular a adoção de compromissos conjuntos para redução de emissões, firmamos parceria com o CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos. Essa colaboração visa engajar e auxiliar nossos fornecedores na mensuração, transparência de dados, definições de metas, avaliação de riscos e oportunidades relacionadas às mudanças climáticas.
O programa possibilitará a ampliação do conhecimento no tema dentro da cadeia de valor, com consequente amadurecimento da gestão de emissões por parte dos fornecedores. Vamos promover a evolução da performance destes parceiros para que, juntos, possamos colaborar no combate às mudanças climáticas.
O Programa Cuidar da Água é uma iniciativa da Suzano voltada para incentivar seus parceiros a promover uma melhor gestão de recursos hídricos. Por meio do programa, os fornecedores serão orientados a mensurar o seu consumo e dar transparência da sua gestão de água, além de definir metas e avaliar riscos e oportunidades em relação ao uso de recursos hídricos. Foram selecionados fornecedores estratégicos que serão incentivados a acessar a plataforma do CDP, e reportar os dados relacionados ao uso da água.
Os fornecedores receberão uma nota do CDP e, a partir do seu desempenho, serão incentivados a estabelecer metas e iniciativas para melhorar sua performance em relação ao uso de recursos hídricos. Ao final, será possível mensurar a evolução dos fornecedores durante todo o programa e reconhecer os que se destacaram. O mapeamento de informações é essencial para que as empresas possam medir o impacto de suas atividades.
O programa também possibilitará a ampliação do conhecimento no tema dentro da cadeia de valor, com treinamentos, workshops e webinars fornecidos pelo CDP e pela Suzano. O programa faz parte da estratégia de sustentabilidade da Suzano e se relacionam com “Compromisso para Renovar a Vida” assumidos pela empresa em 2020 por meio das seguintes metas de longo prazo:
O Programa de Compras Inclusivas tem como objetivo engajar e mobilizar nossa cadeia de fornecedores para ampliar os impactos dos compromissos de Diversidade & Inclusão e promoção de ambiente inclusivo.
A Suzano acredita que a diversidade, a equidade e a inclusão nos fortalecem. Com essa certeza assumiu metas específicas com a nossa gente: garantir 100% de acessibilidade e um ambiente 100% inclusivo às pessoas com deficiência em nossas fábricas e escritórios, atingir o objetivo de ter 30% de mulheres e 30% de pessoas negras em cargos de liderança (gerentes funcionais e acima) e garantir um ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIA+. Tudo isso até 2025.
Além desses compromissos, a Suzano é signatária do compromisso dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e conta com um programa interno de diversidade, equidade e inclusão, o Plural, que atua em cinco frentes principais: mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e público LGBTQIA+.
Então, para entender e fortalecer ações de diversidade em nossa Cadeia de Suprimentos, realizamos um Censo de Diversidade e Inclusão junto às empresas parceiras e criamos nosso Código de Conduta específico para fornecedores, que aponta o compromisso com a diversidade e inclusão.
Para saber mais sobre nossos compromissos, clique aqui.
Cada vez mais, a Suzano busca estabelecer conexões e parcerias para enfrentar os diferentes desafios em linha com nossos compromissos para renovar a vida. São iniciativas voltadas ao que chamamos de inovabilidade, ou seja, a inovação a serviço da sustentabilidade.
Acreditando no poder transformador de conexões e parcerias, a Suzano lança o programa de Inovabilidade na Cadeia de Valor com o objetivo de trazer os(as) fornecedores(as) na busca de soluções inovadoras para a construção de um futuro mais sustentável. Essa iniciativa consiste em ciclos de desafios para buscar mais inovabilidade na cadeia da Suzano.
Essa é uma oportunidade de criar e fortalecer vínculos entre a Suzano e seus(suas) atuais e futuros(as) parceiros(as) para gerar impacto positivo na sociedade. Dessa forma, a sua empresa poderá contribuir com o propósito da Suzano de renovar a vida a partir da árvore!
Sem problemas! O time da Suzano está muito interessado em ouvi-la. Preencha o formulário no botão abaixo para compartilha-la conosco!
Novas IdéiasAnualmente, é aplicada a avaliação de desempenho aos nossos fornecedores críticos das categorias de serviços fixos, insumos, matérias-primas florestais e industriais. Essa avaliação considera diversos requisitos e sua nota final resulta no Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF). Explicamos o IDF mais abaixo para que você entenda melhor.
Curiosidade: fornecedores críticos são aqueles que fornecem itens com potencial de gerar grandes impactos na capacidade ou qualidade dos produtos, no desempenho de processos, na segurança dos equipamentos e colaboradores, na saúde de nossa equipe e na integridade de equipamentos.
A avaliação de desempenho mostrará qual a nota do fornecedor em cada requisito, direcionando-o sobre o que é preciso ajustar internamente, incentivando a melhoria contínua. Quanto maiores as notas na avaliação, maior será o IDF, o que gera mais visibilidade ao fornecedor.
Para entender os detalhes, acesse o documento Processo de Avaliação de Desempenho de Fornecedores.
Saiba maisCom a média das notas do fornecedor em cada requisito da Avaliação de Desempenho e a análise do grau de risco econômico e financeiro da organização parceira, chegamos à nota final, o Índice de Desempenho de Fornecedores que poderão obter as seguintes classificações:
A companhia valoriza as relações, buscando aproximar cada vez mais suas parcerias com a cadeia de fornecedores, por isso, surge o programa Suzano Valoriza, a fim de reconhecer o desempenho e incentivar a excelência dos nossos parceiros.
O programa estimula a adoção de compromissos conjuntos, fortalecendo a cultura de parceria, valorizando e ampliando o nosso papel na transformação da forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o mundo, pessoas e planeta.